sábado, 16 de julho de 2011

E essa tal de 'Amizade'? Mito ou Verdade?

- Doutora, hoje eu queria falar de algo que tá me incomodando...- Disse eu, para a minha terapeuta.
- Pode falar. O que te incomoda? - Disse ela!

Ás vezes, eu me pego a pensar sobre a amizade. E me entristece muito quando alguém diz ser meu amigo, mas dentro de mim algo soa como: - Por que eu não acredito nisso?

É lógico que essa voz que fala dentro da gente não é atoa. É um sinal que há alguma coisa errada.
É como se dentro da gente habitasse duas pessoas: uma que ouve a mensagem e tenta, racionalmente, acreditar no que ouve e outra que emocionalmente não acredita.

Pra mim é difícil acreditar em qualquer tipo de amor que não se concretiza em atos. Amizade pra mim é coisa concreta. Não adianta a pessoa dizer que eu sou importante pra ela e, simplesmente, me ignorar por um tempo ou não se importar com o que tem acontecido comigo nos últimos tempos. Amizade, pra mim, é antes de tudo, PRESENÇA... Mesmo que seja uma presença na alma, na lembrança... E o coração sente essas coisas. A gente sabe, ou melhor, o coração sabe quando as almas estão distantes uma das outras. E nem adianta a gente tentar entender isso, pois a razão se tornar tão insignificante quando se trata dos mistério da alma e da força do amor!

Aqui no DF, eu acho difícil ser amigo... Ou pelo menos, ser amigo de acordo com o que entendo como amizade, pois  ficar distante de alguém durante dias, semanas, meses e até anos e ainda dizer que é melhor amigo pra mim é difícil entender... E o coração não me ajuda. Ele fala por mim!

Talvez eu esteja acostumado com aqueles amigos que mandam nem que seja uma mensagem gratuita de algum site de telefonia móvel só pra dizer: - Oi, estou com muita saudade de vc! Tô sem cred. Bjs. - E não escreve mais porque a mensagem tem que ser pequena senão não cabe no quadradinho da mensagem.
Isso me deixa mais feliz do que uma ligação de horas depois de 5 meses sem dar notícias pelo menos pra saber se estou vivo.

Talvez eu tenha uma visão errada do que seja amizade... Pode até ser que eu esteja sendo exigente demais com as pessoas que se rotulam meus amigos... Pode até ser que eu seja muito carente. E se tudo isso for verdade é o que eu posso ofertar para aqueles que estão do meu lado. Assim como não posso obrigar ninguém a se enquadrar no meu conceito de amigo verdadeiro, não posso obrigar meu coração a querer aceitar um afeto que ele não julga verdadeiro. E eu escolhi seguir meu coração quando o assunto está relacionado a emoção e ao afeto. Para outros assuntos sim, eu uso a razão e crio um blog.

Enquanto para muito a amizade é apenas uma forma de aliviar a sua carência e partilhar um pouco dos seus medos e desencantos, para outros ela é um antídoto contra todos os males da alma e um suave refrigério para um coração aberto para o amor. Eu fico com a segunda opção, pois amizade pra mim é mais que um mito é amor feito verdade!

Paz e ternura pra todos!

2 comentários:

  1. Amigo é
    Aquele quem te dá um pedacinho de chão, quando é de terra firme que precisas, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

    Amigo é mais que um ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante. É aquele que entende teu desejo de voar, de sumir devagar...

    É o sol que seca tuas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o teu sorriso.

    Amigo é aquele que te ouve ao telefone, mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em teus olhos.

    Amigo é multimídia. Amigo é quem fala e ouve com o olhar, mesmo distante, em sintonia telepática.

    É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na tua íris.

    Amigo é aquele que diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama "e pronto".

    É verdade e razão, sonho e sentimento.

    Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista...
    (Autor Desconhecido)

    ResponderExcluir
  2. Eu li uma mensagem muito bonita, que fala muito ao coração, não tinha autor, encontrei num slide no site Gospel 10 e eu ousei em copiá-la, transformá-la e mudá-la, nada demais ou que mude o sentindo, só tirei a primeira pessoa do discurso “eu” e troquei pela segunda pessoa “você, tu”... Acrescentei algumas coisas e enfim, fiz tudo com amor e muito carinho pra você... É simples, mas é muito bonita...

    Com carinho,
    De: Priscila
    Para: Você

    “O fato de você ser feliz ou não, não depende das pessoas que te cercam; e sim de você mesmo. Você é a única pessoa da qual depende a sua felicidade. Determine ser feliz em cada situação e em cada momento de sua vida, pois se a sua felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, pode ter certeza, você estaria com sérios problemas.
    Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o seu corpo, o clima, seu chefe, os prazeres, os amigos, a saúde física e mental. E assim poderíamos citar uma lista interminável.
    Você decide ser feliz! Se tiveres hoje sua casa vazia ou cheia: seja feliz! Se sair acompanhado ou sozinho: seja feliz! Se seu emprego é bem remunerado ou não, diga: eu sou feliz! Está casado? Mas era feliz quando estava solteiro também. Seja feliz por si mesmo.
    As demais coisas, pessoas, momentos ou situações chame-as de "experiências que podem ou não lhe proporcionar momentos de alegria e tristeza”. Quando alguém que você ama morre, seja uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprenda com as experiências passageiras e viva as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.
    Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.
    Ame a vida que tens, mas não porque sua vida possa ser mais fácil do que a dos outros. Mas porque você decidiu ser feliz como indivíduo e se responsabilizando por sua felicidade. Quando você tira essa obrigação de seu cônjuge ou de quaisquer outras pessoas que te cercam, deixa-as livres do peso de te carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que vai conseguir um casamento bem sucedido ao longo de muitos anos, boas amizades, ótimo convívio com quem gosta...
    Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua própria felicidade!
    SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.
    Peça apenas a Deus que lhe dê serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.

    ResponderExcluir